Olá pessoal,
Gostaria de levantar uma discussão prática sobre a extração da teteira nos robôs: o uso de cordinha versus corrente.
Essa dúvida surgiu também em um grupo de produtores brasileiros, onde alguns produtores estão discutindo qual seria a melhor opção na prática. Por isso, acredito que uma posição ou experiência de quem já tem mais conhecimento técnico ou vivência com os dois sistemas ajudaria muito os produtores aqui do Brasil a tomarem uma decisão mais segura.
Sei que em sistemas com cama de areia muitas vezes se utiliza corrente, principalmente por causa do maior desgaste e da abrasividade da areia. Mas em sistemas mais tradicionais, como compost barn, serragem ou outros tipos de cama, fico na dúvida sobre o que realmente é melhor no dia a dia.
Aqui na fazenda tenho experiência com cordinha, mas não com corrente. No nosso caso, normalmente a cada 2 a 3 meses já começa a ser necessário mexer em algumas cordinhas. Em épocas de mais umidade e frio, percebo que a cordinha pode estufar, engrossar e endurecer, e aí começa a não passar tão bem pelo furo/guia embaixo do copo. Com isso, aparecem mais falhas na extração da teteira.
Minha dúvida é: para quem já usou os dois sistemas, qual funciona melhor na prática: cordinha ou corrente?
Gostaria de entender principalmente se a corrente reduz manutenção e falhas, se existe mais desgaste em alguma peça do copo ou do sistema, se ela trabalha melhor em ambiente úmido, se a cordinha ainda é a melhor opção em sistemas sem areia, e se o custo-benefício da corrente realmente compensa.
Como essa dúvida está sendo levantada por vários produtores no Brasil, a opinião de quem tem experiência prática ou conhecimento técnico sobre o assunto seria muito valiosa para todos nós.
Obrigado!