Cordinha versus corrente na extração da teteira: qual é a melhor opção na prática?

Olá pessoal,

Gostaria de levantar uma discussão prática sobre a extração da teteira nos robôs: o uso de cordinha versus corrente.

Essa dúvida surgiu também em um grupo de produtores brasileiros, onde alguns produtores estão discutindo qual seria a melhor opção na prática. Por isso, acredito que uma posição ou experiência de quem já tem mais conhecimento técnico ou vivência com os dois sistemas ajudaria muito os produtores aqui do Brasil a tomarem uma decisão mais segura.

Sei que em sistemas com cama de areia muitas vezes se utiliza corrente, principalmente por causa do maior desgaste e da abrasividade da areia. Mas em sistemas mais tradicionais, como compost barn, serragem ou outros tipos de cama, fico na dúvida sobre o que realmente é melhor no dia a dia.

Aqui na fazenda tenho experiência com cordinha, mas não com corrente. No nosso caso, normalmente a cada 2 a 3 meses já começa a ser necessário mexer em algumas cordinhas. Em épocas de mais umidade e frio, percebo que a cordinha pode estufar, engrossar e endurecer, e aí começa a não passar tão bem pelo furo/guia embaixo do copo. Com isso, aparecem mais falhas na extração da teteira.

Minha dúvida é: para quem já usou os dois sistemas, qual funciona melhor na prática: cordinha ou corrente?

Gostaria de entender principalmente se a corrente reduz manutenção e falhas, se existe mais desgaste em alguma peça do copo ou do sistema, se ela trabalha melhor em ambiente úmido, se a cordinha ainda é a melhor opção em sistemas sem areia, e se o custo-benefício da corrente realmente compensa.

Como essa dúvida está sendo levantada por vários produtores no Brasil, a opinião de quem tem experiência prática ou conhecimento técnico sobre o assunto seria muito valiosa para todos nós.

Obrigado!

• I don't think there is one option that outweighs the other, everything depends on your goals and the farm you have. For us we live in humid weather, so chains handle the humidity better and are more dimensionally stable, which in result helps me not to be that frustrated :D but yeah they are not perfect either. 

• Obrigado, Sam. Quando você diz que as correntes também não são perfeitas, quais seriam os principais pontos negativos que você percebe na prática?

Seria mais desgaste em algum ponto do copo/guia, mais ruído, necessidade de regulagem, custo, ou algum problema de corrente enroscando?

Pergunto porque aqui o maior problema da cordinha parece ser a umidade: ela estufa, engrossa, endurece e começa a passar pior pelo guia. Então queria entender quais problemas eu poderia estar trocando ao migrar para corrente.

• Hi Nico, in my experience, if humidity is the main issue you're dealing with, then chains can definitely help because they are much less affected by moisture and tend to stay more consistent over time. That said, I wouldn't expect chains to completely eliminate maintenance. You're essentially trading one set of challenges for another. With chains, you may still see wear on components, dirt build-up, or occasional issues if a chain gets damaged, but you generally avoid the swelling and stiffness problems that can occur with cords. I think the biggest benefit is consistency. The chain behaves the same whether it's humid, cold, or dry, whereas cords can change over time depending on the environment. If your current cord setup is requiring adjustments every few months and humidity is the main cause, then it may be worth trying chains on one robot first and comparing the results before converting everything.

• Obrigado, Jam. Faz bastante sentido o que comentou.

Aqui no Brasil um produtor também comentou que começou a testar cabo de aço inox no lugar da cordinha. Já está com cerca de 2 meses de uso e, até agora, está indo bem. Ainda é pouco tempo para tirar uma conclusão, mas achei interessante como uma possível terceira opção entre cordinha e corrente.

Acho que o caminho mais seguro talvez seja exatamente esse: testar em alguns conjuntos ou em um robô, comparar falhas, manutenção, desgaste nos guias/componentes e ver como se comporta com o tempo antes de mudar tudo.

Obrigado por compartilhar a sua experiência. Isso ajuda bastante os produtores aqui no Brasil que estão tentando decidir qual alternativa faz mais sentido na prática.