Tenho uma dúvida que acredito que muitos também tenham, mas sobre a qual ainda vejo pouca informação prática, principalmente aqui no Brasil.
No Lely Calm, hoje utilizo o plano F40, com 40 dias livres, e depois faço o desmame gradual. Mas sabemos que existem muitas possibilidades de ajuste: prolongar a curva, desmamar mais tarde, trabalhar desmame em 60, 90 ou 120 dias, além de ajustar os volumes, como 10, 8 ou 6 litros, conforme a fase.
Além disso, ainda existem vários outros pontos que influenciam muito no resultado e sobre os quais quase não vejo uma explicação clara: qual volume liberar por mamada, qual intervalo entre mamadas, como trabalhar a velocidade ou o percentual de sucção — mais intensa no início e mais leve no final — entre outros detalhes. São muitas coisas que, muitas vezes, recebemos como um modelo “pronto”, mas sem uma resposta mais técnica do porquê de aquele plano alimentar ser o mais indicado.
A minha impressão é que muita gente segue um padrão já definido, mas nem sempre fica claro qual é a lógica por trás da curva escolhida e das configurações padrão.
Então a pergunta que eu realmente queria debater é:
Estamos usando essa curva porque ela é realmente a melhor para a bezerra, ou porque foi a curva que aprendemos a usar?
Outro ponto importante: quase tudo que encontramos como referência é voltado para gado Holandês, mas no meu caso trabalho com gado Jersey. E, na prática, me parece difícil acreditar que a melhor estratégia seja exatamente a mesma.
Aqui no Brasil ainda vejo poucos estudos e poucos trabalhos práticos sobre isso, então queria muito ouvir experiências reais de quem já testou, errou, ajustou e conseguiu tirar conclusões.
O que de fato tem funcionado melhor para vocês no Calm?