Tenho essa dúvida e gostaria de saber a experiência de outras fazendas.
Aqui trabalhamos com 390 vacas Jersey em 6 robôs. Dois robôs recebem principalmente primíparas (com algumas vacas de segunda cria). Sempre ouvi que separar as primíparas reduz a competição, mas, na prática, tenho observado algumas situações diferentes.
Nos primeiros 15 a 20 dias, muitas primíparas ainda demoram para ir ao robô. Depois desse período, acontece o contrário: elas passam a querer visitar o robô várias vezes e acaba formando uma grande concentração na entrada. Como ainda estão aprendendo o funcionamento, muitas tentam entrar repetidamente, mesmo sem ter ração disponível.
Com isso, percebo que as primíparas que já aprenderam acabam dificultando a passagem das recém-paridas. Curiosamente, vejo bastante disputa entre as próprias primíparas. Já quando algumas ficam em grupos mistos com multíparas, tenho a impressão de que essa competição é menor. Elas parecem encontrar seu espaço mais facilmente, o fluxo no robô fica mais tranquilo e não noto tanta dificuldade para as novatas.
Essa é apenas a minha percepção de campo, mas fiquei curioso:
Vocês que já trabalharam das duas formas, perceberam vantagem em manter um grupo exclusivo de primíparas ou obtiveram melhores resultados com grupos mistos? Quais foram as principais diferenças no comportamento, na frequência ao robô e na adaptação das novilhas?